MISSÃO
A Missão define a filosofia organizacional da Instituição. Visa garantir o desenvolvimento do processo educacional, à luz dos princípios éticos e cristãos. Aposta na formação harmoniosa e integral das crianças e jovens, através de uma pedagogia inovadora contribuindo para a formação de cidadãos solidários, abertos aos novos desafios do mundo em constante mutação.
VALORES
Tendo em conta a missão anteriormente descrita, é filosofia da Instituição orientar-se por valores que lhe são comuns e partilhados por todos os colaboradores. Todas as pessoas envolvidas devem estar conscientes de que o seu comportamento é exemplo determinante para a prossecução dos objetivos a que a Instituição se propõe. Nesse sentido estabelecem-se os seguintes valores, que fundamentam a atuação da Instituição como princípios orientadores da sua conduta.
- Princípio do respeito pelo interesse da criança/jovem - e consequente personalização do atendimento. Dado o o caráter único e específico de cada caso é valorizado o processo de comunicação com a criança, estabelecido de forma calma, carinhosa, segura e sensível aos seus sentimentos ou necessidades pessoais.
- Principio da prevalência da família – no sentido de potenciar as medidas que concorrem para a integração da criança e/ou jovem na família, como forma de evitar a ruptura dos laços familiares.
- Princípio da Justiça, Verdade, Amor, Paz e Confiança – A Justiça, a Verdade, o Amor a Deus, à família, aos Colegas…, a Paz e a Confiança são valores básicos e fundamentais sobre os quais assentam todas as nossas relações.
- Princípio do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade Humana:
- O direito à Liberdade compreende, entre outros aspetos: o direito de opinião e expressão, a participação na vida comunitária e a participação política.
- O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psicológica, moral, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, das ideias, das crenças, dos espaços e dos objectos pessoais.
É dever de todos zelar pela dignidade da criança e jovens, colocando-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento ou constrangedor.
VISÃO
Pretende ser uma Instituição reconhecida pela excelência dos serviços prestados à comunidade envolvente. Deste modo, perseguimos alguns objetivos:
- Inovar continuadamente e implantar melhorias com audácia, assegurando o desenvolvimento e a sustentabilidade da Instituição;
- Assegurar uma formação inovadora e com qualidade atendendo aos valores éticos e morais, numa perspetiva educacional para a Cidadania;
- Melhorar continuamente o Sistema de Gestão de Qualidade que integra todas as valências da Instituição;
- Respeitar a vida, as pessoas, as diferenças, a liberdade, as convicções religiosas, os ecossistemas e a conservação do meio ambiente;
- Promover formação contínua e adequada aos colaboradores, de forma a possibilitar a criatividade e a eficiência no dia-a-dia, contribuindo para a satisfação dos nossos utentes.
ESTRATÉGIA
A Casa do Menino Deus aposta na excelência como forma de Ser e de estar, colocando-se ao serviço da comunidade envolvente, os seus dirigentes e colaboradores buscando soluções que permitam colmatar as necessidades das famílias de forma antecipada e procurar exceder expetativas dos nossos utentes.
Neste sentido certificamos um Sistema de Gestão da Qualidade. Para tal desenvolvemos as seguintes estratégias:
- Apostamos na melhoria contínua dos nossos serviços;
- Qualificação dos Recursos Humanos;
- Avaliar as necessidades das famílias e ajustar o funcionamento da Instituição, de acordo com os horários profissionais dos pais;
- Diversificar as actividades nas diferentes valências.