A nossa história
A história da Casa do Menino Deus remonta ao século XVIII e tem a sua origem na iniciativa de Vittoria de Jesus, uma escrava negra comprada aos 20 anos de idade por um comerciante da Vila de Barcelos. Muito piedosa e levada por grande devoção ao Menino Jesus, mandou fazer uma imagem que colocara em nicho na própria loja onde trabalhava e era apóstola. 

A devoção ao Menino Jesus rapidamente se espalhou. As pessoas agradecidas pelos milagres recebidos eram generosas em ofertas à imagem aí venerada. Em maio de 1721 Vittoria de Jesus requer ao Arcebispo a construção de uma capela para guardar a imagem do Menino Deus. Entretanto, a escrava Vittoria resolveu levar mais longe o seu pensamento desejando edificar, não só uma capela, mas uma Igreja e um Convento.

Não se tratava de um convento propriamente dito. O Recolhimento do Menino Deus era uma clausura que preservava as jovens dos perigos do mundo e, enquanto lá estavam, permitia que levassem uma vida de oração e penitência, em honra do Menino Deus, cuja imagem guardavam.

A história vai fazendo o seu caminho e novos desafios se levantaram. No ano de 1893, as autoridades locais decidem reconverter aquele Recolhimento, quase extinto, numa obra social em favor das crianças e jovens, o que foi motivo de júbilo para a população barcelense.

Em 1928 a Casa do Menino Deus, já de longa história de triunfos e vicissitudes, é entregue à Venerável Terceira de S. Francisco, cuja fundação em Barcelos remonta ao ano 1654.

Em 1929, a Venerável Ordem Terceira de S. Francisco da cidade e Barcelos, na sua nova responsabilidade em relação à Casa do Menino Deus, solicita para a sua Direção interna as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, já presentes na cidade de Barcelos.

Graças ao empenhamento e muita dedicação das irmãs, rapidamente surgiu um leque de atividades no campo socioeducativo, desde Lar de Infância e Juventude, Jardim de Infância, Creche, Escola Primária e outras obras de caráter social que respondiam às necessidades da comunidade envolvente.

A Casa do Menino Deus torna-se, assim, um complexo de obras variadas no campo socioeducativo:
  • 1930—Jardim de Infância D. António Barroso
  • 1931—Sopa dos Pobres
  • 1936—Edição dos Anais das Franciscanas Missionárias de Maria
  • 1937—Sopa dos Desempregados
  • 1941—Atelier Santa Isabel
  • 1942—Patronato Santa Inês,
  • Apoio aos presos e dispensário Antituberculoso
  • 1951—Obra da Catequese

Nos anos 80, implementou-se a valência ATL, como resposta a uma necessidade sentida pelos pais e completando assim o prolongamento escolar no acompanhamento de estudo e outras atividades. Vivemos numa sociedade globalizada, marcada por uma elevada turbulência e rápida transformação das organizações.

Em 1986, tendo em conta as necessidades prementes da família, e o desenvolvimento industrial da cidade de Barcelos foi criada a Creche destinada a Crianças dos 4 meses aos 3 anos.

Em 2004/2005, as Instituições foram, de certa forma surpreendidas pela decisão governamental de que estávamos dispensados de prestar os serviço de CATL, uma vez que o Ministério da Educação na nova reorganização escolar, assumiu toda esta tarefa pedagógica e social.

Foi nesse ano que a Instituição viveu um momento de reflexão, pois tínhamos postos de trabalho em causa e por outro lado  a sustentabilidade da Instituição.
Assim, a Direção começou a “sonhar” com  uma nova Resposta - a Escola de 1.º Ciclo. A Instituição foi interpelada pela comunidade, pois não existia no concelho de Barcelos e seria uma mais-valia, reconvertendo a valência de CATL e reconduzindo alguns colaboradores para esta nova resposta.

Assim, surge a construção do projeto – Escola Particular e Cooperativa de 1º Ciclo – Colégio da Casa do Menino Deus, inaugurada a 14 de novembro de 2009.

Atualmente a Casa do Menino Deus presta os seguintes serviços à comunidade de Barcelos e arredores:
  • Creche: com capacidade para 90 utentes
  • Jardim de Infância: com capacidade para 175 utentes
  • Lar de Infância e Juventude: capacidade para 45 utentes do sexo feminino
  • Colégio da Casa do Menino Deus - Escola Particular e Cooperativa de 1º Ciclo com capacidade para 192 utentes
  • CATL para Crianças do 1º e 2º Ciclo de escolaridade
É uma Instituição vocacionada para a Educação, com projetos pedagógicos adequados, onde estão definidos os pressupostos filosóficos e educacionais, donde emergem os valores humano-cristãos.

Educar é mais que ensinar. Educar é criar uma atmosfera que envolva áreas significativas, que dignifique e proteja a criança em fase de crescimento e em processo de aquisição de saberes.

De facto, o segredo pedagógico está em conseguir desencadear no espírito e no coração das Crianças e Jovens um movimento interior que favoreça o desabrochar e o desenvolvimento harmonioso e integral da pessoa humana.

O perfil da Escola Católica, pela qual se orienta a Instituição, é sem dúvida o de Educar para a Verdade, para o Bem e para o Belo, educar para a liberdade responsável e para a convivência pacífica.

O grande objetivo da Instituição é sem dúvida proporcionar aos nossos utentes uma  Educação de qualidade e rigor que conduza à excelência.

P'la Direção