Parcerias

Parceiros

Estabelecemos parcerias com setores essenciais na vida dos nossos alunos.

Galeria de Atividades

Descubra as últimas atividades que temos vindo a realizar

FAQs

Descubra a resposta às perguntas mais frequentes que os pais nos costumam a realizar.

Quem é a entidade titular da Casa do Menino Deus (CMD)?

A CMD inaugurada em 1733 é património da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco, fundada em 1654, e com estatuto de pessoa coletiva de utilidade pública administrativa desde 1931 e de Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS) desde 1982.

Onde se localizam as instalações da CMD?

A CMD está localizada Rua Dr. Manuel Pais, 273, na cidade de Barcelos, próxima das principais vias de comunicação viária (N103 Viana, Braga; N103-1 Esposende; N204 Ponte do Lima, Famalicão; N205 Prado; A11 Braga, Apúlia) com ligação à “Rotunda do Galo” e perto do centro da cidade.

Como posso conhecer as instalações?

Pode conhecer as nossas instalações mediante agendamento (chamada local: 253 811 260 / geral@meninodeus.pt) ou preenchendo o formulário neste link.

A CMD tem acordos com a Segurança Social e o Ministério da Educação?

Sim, a CMD tem acordos com a Segurança Social para a valência da Creche, Ensino Pré-escolar e Casa de Acolhimento. Tem ainda com o Ministério da Educação um protocolo para Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar e autorização definitiva de funcionamento para o 1.º Ciclo.

A CMD recebe crianças a partir de que idade?

O colégio recebe crianças em idade de iniciar frequência da Creche até ao final do 1.º Ciclo. A Casa de Acolhimento recebe crianças e jovens em risco de acordo com legislação específica.

Qual o horário de funcionamento da CMD?

A CMD funciona de segunda a sexta-feira, com abertura às 7.30 e encerramento às 19:00 horas.

Que calendário escolar cumpre a CMD?

A CMD está em funcionamento desde o primeiro dia útil de setembro até ao último dia útil de julho, com os encerramentos decididos pela direção em cada ano letivo. Para os agregados familiares que comprovadamente trabalhem na primeira quinzena de agosto o colégio estará aberto, mediante pagamento suplementar.

A componente letiva do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo é aquela que for definida em cada ano pelo Ministério da educação, organizado de forma trimestral.

Como faço para inscrever o meu filho?

Pode inscrever o seu filho através do formulário eletrónico.

Recebem alunos vindos do estrangeiro?

Sim. A CMD recebe no 1.º ciclo, se for admitido, alunos de outras nacionalidades, bem como filhos de imigrantes de regresso a Portugal. Na valência também recebe crianças nestas condições, desde que preencham os requisitos de priorização estabelecidos por legislação portuguesa/regulamento interno da valência respetiva.

O que está incluído na mensalidade da CMD?

Na Creche está incluído o trabalho educativo, de acordo com os documentos estruturantes da CMD e alimentação constante das ementas.

No ensino pré-escolar compreende o trabalho letivo, a Componente de Apoio à Família, almoço e lanche da tarde.

No 1.º Ciclo compreende o trabalho letivo e Componente de Apoio à Família.

É possível abdicar de atividades de currículo local para que a mensalidade possa ficar mais reduzida?

Tendo em conta:

a) a intencionalidade da escolha das atividades integradas como currículo local,

b) a importância que lhe é atribuída para o saudável e completo desenvolvimento das crianças/alunos e

c) a forma integrada e articulada como são lecionadas e avaliadas, considera-se importante que estas atividades sejam frequentadas por todos e, por isso, estas fazem parte de um currículo global e único não assumindo cariz opcional.

A CMD proporciona Atividades de Complemento Curricular (ACC)?

Sim. Para a Creche após as 15:30; para o ensino pré-escolar das 8:30 às 9:00 e das 15:50 às 17:20; para o 1.º Ciclo: 1º e 2º ano entre as 9:00-9:30 e entre as 16:30-18:30, 3º e 4º ano entre as 15:30-18:30.

Os alunos usam farda?

A utilização de uniforme formal é obrigatória no 1.º ciclo em saídas ao exterior e em atividades de caráter religioso. Nos restantes dias os alunos usam um conjunto de roupa mais informal. É ainda obrigatório vestuário específico para a realização de determinadas ACC.

No ensino pré-escolar o uso de bata é obrigatório.

Alimentação da CMD provém de fornecimento externo?

As refeições na CMD são confecionadas localmente, mediante ementa ajustada à idade elaborada por nutricionista inscrita na Ordem respetiva. A produção de legumes é própria, assim como a produção da maioria da fruta consumida.

Ainda fiquei com algumas dúvidas por esclarecer... Como contactar a CMD?

Temos todo o gosto em poder elucidá-lo. Exponha as suas dúvidas por escrito (geral@meninodeus.pt), por telefone (chamada local: 253 811 260) ou presencialmente nos serviços administrativos.

Inscrição

Conheça toda a nossa oferta educativa

Inscrição