Instituição
Breve contextualização

BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO

A Casa do Menino Deus, cuja história nasce a partir de uma imagem do Menino Jesus Rei, remonta ao Séc. XVIII. Vittoria de Jesus, uma escrava negra, trabalhava numa loja de vendas dos seus amos na, então, Villa de Barcelos. Sendo muito piedosa e devota do Menino Jesus, a escrava Vittoria mandou esculpir a imagem do Menino Deus, a qual ficou exposta na própria loja.

Agraciadas por milagres, as pessoas levavam muitas ofertas ao Menino Deus. Em consequência da popularidade da imagem, a escrava Vittoria foi obrigada a colocá-la na Capela dos Terceiros.

Tendo já muitos donativos, Vittoria de Jesus solicita, em maio de 1721, ao Arcebispo de Braga, a construção de uma capela para o Menino Deus, o que lhe foi concedido 4 anos depois, edificando uma igreja e um convento.

Surge, então o Recolhimento das Escravas do Menino Deus, as quais levam uma vida de clausura, oração e penitência em honra do Menino Deus.

Em finais do séc. XIX, o Recolhimento das Beatas é convertido numa instituição de caráter social a favor das crianças e jovens e passa a denominar-se Recolhimento e Asylo da Infância.

Desvalida do Menino Deus, da Villa de Barcelos, passando a integrar um internato de meninas (órfãs, pobres ou pensionistas, que eram integradas em regime de internato, semi-internato ou em regime externo).

Em 1928, esta Instituição é confiada à Venerável Ordem Terceira de S. Francisco, passando, desde então, a designar-se “Casa do Menino Deus”.

Em 1929, a Venerável Ordem Terceira de São Francisco, suporte jurídico desta instituição, solicita para a sua direção interna as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, as quais tomam posse a 1 de novembro desse mesmo ano.

A Casa do Menino Deus torna-se, então, um complexo de obras de assistência social, que deixa de integrar somente o internato e dá lugar a várias obras sociais.

A REALIDADE ATUAL

A Casa do Menino Deus é uma Instituição Particular de Solidariedade Social localizada na Rua Dr. Manuel Pais, 273, 4750-317, Barcelos. Este é um concelho essencialmente rural, cujas atividades económicas principais são a indústria cerâmica, a indústria têxtil, a agricultura e o comércio.

Procurando dar resposta às necessidades do meio envolvente, a Casa do Menino Deus dispõe, atualmente, de:

Lar de Infância e Juventude – com capacidade para acolher 45 crianças ou jovens.

As vagas do Lar de Infância e Juventude destinam-se, essencialmente, à admissão de crianças do sexo feminino com idades compreendidas entre os 3 e os 11 anos de idade, as quais aí podem permanecer até aos 18 anos (ou até aos 21 anos);

  • Creche – com capacidade para 90 crianças, com idades compreendidas entre os 4 meses e os 3 anos de idade;
  • Ensino Pré-Escolar – com capacidade para 175 crianças, desde os três anos de idade até à entrada para o 1º Ciclo do Ensino Básico;
  • ATL – com capacidade para 100 crianças do 1º e 2º Ciclo.
  • Colégio da Casa do Menino Deus – Escola Particular e Cooperativa de 1º Ciclo do Ensino Básico, com capacidade para 192 alunos.


Desde 26/01/2011